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Os 5 pilares para ter sucesso na comunicação em redes sociais

Para ser um profissional ou empresa de sucesso não basta apenas oferecer um serviço de qualidade aliado a um preço justo. Cada vez mais é necessário marcar presença nos espaços digitais onde os clientes estão, e as redes sociais são uma das melhores formas de fazer isso. Através delas é possível interagir com seu público-alvo, apresentando dicas, informações importantes e respondendo dúvidas de possíveis clientes. Porém, para conseguir um lugar de destaque nas redes sociais é fundamental saber como se comunicar nessas plataformas, e é exatamente sobre isso que nós iremos falar ao longo desse texto. Pronto para conferir as dicas que trouxemos?

1. Pensamento crítico

Ninguém quer ouvir mais do mesmo. Por isso, falar coisas óbvias é uma das piores formas de tentar se comunicar nas redes sociais. O pensamento crítico deve ser um dos norteadores de qualquer informação transmitida nesses espaços, já que ele permite apresentar uma nova visão sobre temas já explorados, trazendo aos clientes uma perspectiva diferente. Antes de elaborar qualquer tipo de conteúdo para postar em suas redes sociais, reflita um pouco sobre o assunto, pesquise em diferentes fontes e questione argumentos apresentados como verdades absolutas. Dessa forma, estará exercendo seu pensamento crítico e certamente ficará mais fácil conquistar a atenção de seu público-alvo nas redes sociais.

2. Criatividade

Em um universo altamente bombardeado por informações a todo momento como as redes sociais, aqueles que conseguem explorar a criatividade para trazer ideias novas certamente saem ganhando. Pode ser uma dica simples sobre como realizar determinado serviço em casa de forma diferente, ou quem sabe uma sugestão de ferramenta nova para facilitar o dia a dia das pessoas, o que não faltam são possibilidades para você explorar sua criatividade e sair na frente da concorrência. Um conteúdo criativo sempre atrai mais olhares e aumenta suas chances de fechar bons negócios.

3. Escrita persuasiva

Desenvolver a escrita persuasiva pode trazer um enorme diferencial pelo sucesso de seu negócio nas redes sociais. Mas você sabe o que é de fato uma escrita persuasiva? De uma forma resumida, podemos dizer que ela reúne algumas características principais, como argumento de autoridade, originalidade, repetições estratégicas, empatia e uso de palavras-chaves. Seu principal objetivo é tentar convencer as pessoas a comprarem algo ou contratarem determinado serviço, por isso ela é muito explorada pela publicidade e também faz parte das estratégias de marketing digital. Quanto mais você se esforçar para exercitar suas habilidades de escrita persuasiva, mais natural ela irá se tornar na sua comunicação através das redes sociais.

4. Identidade Visual

Devemos nos lembrar de que quando falamos em comunicação, não estamos nos referindo apenas aos textos postados nas redes sociais. A comunicação vai muito além da parte escrita, e engloba também toda a parte visual adotada para divulgar seu negócio. Por isso é fundamental criar uma identidade visual para seu perfil nas redes sociais, e isso compreende todo um conjunto de elementos que irão representar seu nome ou o de sua empresa, como por exemplo a criação de um logotipo personalizado, o uso padronizado de determinadas cores, fontes e estilos, entre outros. Todos esses detalhes contribuem para que seu público-alvo se identifique com o produto ou serviço que você oferece e se sinta mais confiante na hora de contratá-lo.

5. Carisma

De nada adiantar explorar todos os outros pilares da comunicação de sucesso através das redes sociais se você não tiver carisma para atrair seu público-alvo. O carisma pode ser compreendido como uma habilidade de influência e admiração exercida sobre as outras pessoas, e para exercitá-lo não basta apenas ser simpático com os demais. Para desenvolver o carisma, é importante demonstrar interesse pelo que o outro tem a dizer e ouvi-lo com atenção, apresentando posteriormente sua opinião sobre o assunto de maneira clara e convincente, sem imposições. Além disso, uma boa dose de bom humor e espontaneidade também contribuem para construir um perfil carismático, que certamente irá atrair a atenção de muitos clientes.

Você deve ter percebido ao longo desse texto que ter sucesso na comunicação através das redes sociais exige bastante esforço e dedicação. E é justamente por isso que são poucos aqueles que conseguem de fato se destacar da concorrência nesse cenário altamente competitivo. Se você quiser ser uma referência no setor em que atua e alavancar seus negócios cada vez mais, lembre-se de que vale a pena se dedicar aos 5 pilares da comunicação eficaz para colher bons frutos através deles.

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