Todo mundo com certeza já pensou em como melhorar o sinal do Wi-Fi em casa, seja para assistir uma série, jogar vídeo-game ou mesmo para trabalhar.
Saber como melhorar a qualidade do sinal Wi-Fi é fundamental para obter uma boa comunicação em todos os cômodos da casa.
Não importa se você está na sala, no quarto ou na cozinha; é preciso que o acesso à web seja viável em qualquer local e momento.
Entretanto, muitas vezes, dependendo de qual parte do domicílio estamos, o sinal Wi-Fi fica fraco e a conexão com a internet acaba caindo constantemente, atrapalhando o que estávamos fazendo.
Para que isso não aconteça mais, desenvolvemos este post com dicas fáceis que evitarão esse tipo de situação.
Quer saber como melhorar o sinal do Wi-Fi no celular e em outros dispositivos? Então, continue a leitura!
1. Atualize seu aparelho
Sempre que possível, atualize seu roteador para ganhar mais velocidade e confiabilidade na emissão dos dados.
Todo item tecnológico está sempre em evolução, e com o roteador Wi-Fi não poderia ser diferente. Por isso, é necessário sempre atualizá-lo com as novas versões. Essa medida, com certeza, ajuda a aumentar o sinal do Wi-Fi.
A versão mais atual para esse equipamento é conhecida como formato N, que recebe e transmite informações em até 600 Mbps.
Para garantir velocidades como essas, o seu roteador precisa ser compatível com o padrão N. Além disso, a placa do seu computador também necessita ter essa compatibilidade. Placas mais antigas podem ser substituídas por versões mais atuais a um custo acessível, mas o roteador precisa ser trocado por um modelo mais recente.
2. Reinicie o roteador
Uma medida simples, principalmente quando a internet fica caindo intermitentemente ou está muito lenta, é reiniciar o aparelho. Desligue, espere por alguns segundos e ligue-o novamente. Mudar a posição das antenas também pode ajudar a melhorar a qualidade do sinal Wi-Fi.
3. Proteja a sua rede
Defenda a sua rede contra vizinhos oportunistas que a utilizam sem que você saiba! Mesmo colocando senha, é comum que pessoas a descubram e comecem a utilizar sua internet, o que faz com que a eficiência caia bastante.
Mude sempre a sua senha e crie uma com um nível de dificuldade elevado, alternando entre letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais. Evite deixar o seu nome exposto na identificação da rede para dificultar que as pessoas ao seu redor tentem adivinhar a sua senha.
4. Verifique a interferência de outros equipamentos eletrônicos
Outros aparelhos eletrônicos podem causar interferências no roteador. Verifique quais estão mais próximos dele e evite deixá-lo perto de telefones sem fio e micro-ondas, que podem interferir significativamente no sinal Wi-Fi.
5. Deixe o roteador em um ponto estratégico da casa
Qualquer obstáculo entre o roteador e o equipamento que receberá o sinal pode atrapalhar a conexão. Coloque-o em locais que não bloqueiem o equipamento. O roteador emite ondas, como as ondas de rádio, por isso, as ondas devem circular livremente para que a conexão funcione corretamente.
Quanto mais alto o local para posicioná-lo, melhor será, pois assim o sinal atingirá todas as direções, ficando livre de objetos que possam atrapalhar a comunicação. Centralize-o no meio do ambiente, de preferência no cômodo onde será mais utilizado, e longe de outros aparelhos eletrônicos que causam interferência.
6. Adquira um repetidor de sinal Wi-Fi
Se, mesmo com todas essas dicas, o sinal da sua conexão ainda não melhorar, vale a pena investir na instalação de um repetidor. Mas como funciona o repetidor de sinal Wi-Fi? Os repetidores se conectam ao roteador por meio da rede Ethernet e ampliam o sinal para dispositivos mais distantes.
Os melhores repetidores são aqueles que se ligam ao roteador por meio de cabos, para evitar interferências. Caso esse problema ocorra, uma solução é utilizar dispositivos PLC conectados ao cabo da rede elétrica.
7. Use a criatividade
Outras alternativas caseiras podem aumentar o alcance do Wi-Fi dentro de casa. Uma delas é fazer você mesmo um ampliador de sinal utilizando papel-alumínio e garrafa PET. Esse é um método barato e simples que pode resolver o seu problema de como aumentar o sinal do Wi-Fi.
Veja como fazer:
1. Separe os materiais: garrafa PET, tesoura, caneta hidrográfica, cola comum e papel-alumínio.
2. Lave bem a garrafa, retire o rótulo e deixe-a secar.
3. Desenhe uma linha em círculo no lado inferior da garrafa e depois faça uma linha reta a partir do círculo inferior até o diâmetro superior da garrafa.
4. Corte a garrafa PET seguindo as linhas tracejadas.
5. Cole o papel-alumínio na parte interna da PET, deixando-o bem esticado.
6. Faça um furo na tampa do tamanho da antena do roteador e recoloque a tampa na garrafa.
Seu refletor de sinal está pronto! Coloque o refletor na antena e nivele com a parte superior do refletor.
Agora você já sabe como melhorar o sinal do Wi-Fi de sua casa e como melhorar o sinal do Wi-Fi no celular. Teste cada uma dessas medidas e veja qual dá o melhor resultado para você. Lembre-se, o modelo do roteador exerce grande influência na qualidade da conexão.
Gostou do post? Se está em busca de profissionais para ajudá-lo a resolver esse ou outro tipo de problema em casa, chame o Triider. Na nossa plataforma, você encontra e contrata os melhores profissionais do mercado!