A limpeza e o cuidado com os sapatos é indispensável para aumentar a durabilidade dos mesmos
Ainda que sejam usados diariamente, eles merecem atenção e cuidados para que durem muito tempo em seus pés. Estamos falando dos seus pisantes e, mais precisamente, de como limpar sapato e a importância de dar um trato neles com certa frequência.
Por mais que você não tenha tempo, limpar um sapato não exige longas horas, mas sim alguns minutos. Pode ter certeza que esse tempo é suficiente para dar uma cara nova aos seus calçados. Além do visual novo para sapatos que podem ser antigos, você ainda aumenta a vida útil deles e garante higiene aos seus pés.
Curioso para saber como dar um trato nos seus pisantes do dia a dia, tanto os de passeio, quanto os de festas? Acompanhe este artigo com todas as dicas sobre como limpar sapato de diferentes materiais!
Por que é importante limpar sapatos com frequência?
A durabilidade dos calçados depende de, além do uso, como você os preserva — e é nessa parte que a limpeza faz o maior papel. Sapatos ficam em contato direto com o chão e acompanham você nas mais diversas condições, poeira, lama, asfalto, terra, chuva e tudo o que possa estragar o seu calçado. Alie tudo isso ao suor dos seus pés e pronto — o pacote para diminuir a vida útil deles está feito.
Além da garantia de preservar ao máximo os sapatos, a limpeza deles também garante a saúde dos seus pés. Os calçados acumulam bactérias, fungos, e isso causa alguns probleminhas conhecidos, com a micose, frieiras, e também o mau cheiro — típico chulé.
Sabendo disso tudo, é mais do que na hora de aprender a manter seus sapatos sempre limpinhos e cheirosos!
Como limpar sapato de diferentes materiais?
Com uma grande variedade de materiais, a limpeza de cada sapato exige um jeito e recursos específicos para limpá-los. E, acredite, não é frescura, mas sim uma necessidade para não estragar seus calçados e causar um prejuízo bastante chato.
Como limpar sapato de camurça
A camurça é um couro natural, porém, tratado para que fique com aspecto lixado. Aprender como limpar sapato de camurça vai ser moleza com as dicas simples e diretas que temos aqui.
Em sapatarias e lojas de materiais de limpeza, são vendidas escovas próprias para limpeza de camurça. Também procure líquido para limpar esse material, que é feito para esse fim e não agride a camurça. Caso não encontre a mistura, use água com algumas gotas de shampoo neutro.
Passe a escova, já um pouco molhada, no líquido ou mistura, a seguir passe no calçado sem apertar muito para não manchá-lo. Siga a mesma direção de movimento em todo o calçado, e, para garantir, você pode passar um pano seco por último para remover a umidade.
Como limpar sapato de cordas
Os sapatos de corda estão em alta nos últimos anos e mostram ser bastante confortáveis para um uso casual. A corda é um material que, se pegar muita sujeira, dificilmente ficará limpo, mesmo com uma boa limpeza. Então, evite isso e mantenha-os limpos com frequência.
Para que a corda não desfie, use um pano macio e molhado na água com detergente neutro. Passe-o em movimentos circulares, como se estivesse engraxando um sapato de couro, e, depois, limpe os sapatos com um pano seco.
Como limpar sapato de veludo
Como limpar sapato de veludo pode ser uma grande dúvida ainda para você, mas não depois de ler esse passo a passo rápido para dar uma nova cara ao seu ‘pisante”.
Esse material é delicado, então você precisará de uma escova extremamente macia. Prepare também uma mistura de água com detergente neutro e chacoalhe-a em uma garrafa para formar espuma. Use o sabão em doses pequenas, passando-o com a escova no sapato. Depois, passe um pano de flanela seco para garantir a secagem dos calçados.
Como limpar sapato de tecido
O tecido é um material sensível e precisa de cuidado redobrado na hora da limpeza. Para não manchar os sapatos de tecido e ainda garantir que eles fiquem novos em folha, siga à risca cada passo daqui.
Separe uma escova macia, água, detergente neutro e vinagre. Faça uma solução com os líquidos — todos em doses pequenas — e passe a escova em movimentos delicados, sempre em uma direção só. Não deixe que o tecido fique encharcado, mas molhe a escova para que fique com pouca água e não encha seu tênis de água.
Como limpar sapato de couro
O couro natural é muito durável quando se tem os cuidados certos com ele. Esse tipo de sapato exige algumas atenções simples, que vão impedir aquelas rachaduras e descascados comuns quando o couro se desgasta.
Primeiro, você deve limpar o excesso de poeira com um pano seco. Depois use uma escova de cerdas muito macias, molhando-a na água com detergente neutro. Passe suavemente a escova por fora do sapato e depois por dentro. Em seguida, passe um pano seco e macio para retirar o sabão e evitar manchas. Faça o mesmo procedimento dentro do calçado.
Como limpar sapato de verniz
Os sapatos de verniz têm uma camada fina de material, que além de dar o brilho característico a eles, os protege. Porém, essa película protetora é delicada e, se não for cuidada com os produtos certos, pode ficar riscada ou suja, sem ter volta.
Vá a alguma sapataria de sua região e compre uma cera própria para a limpeza de sapatos de verniz — ela irá criar uma camada reforçada no sapato. Com um pano seco, passe-o na cera em pequenas quantidades e esfregue nos sapatos de forma suave. Depois, basta passar um pano de flanela para dar o lustre típico que o seu par de sapatos merece.
Quais são as dicas gerais para limpar sapatos?
Algumas recomendações são essenciais e servem para a limpeza e uso de todos os tipos de materiais de sapatos descritos nesse artigo, então atente-se para elas:
- a limpeza do sapato deve ser periódica, e quanto maior o seu uso, menores devem ser os intervalos entre cada limpada;
- não aplique os produtos indicados aqui diretamente nos sapatos, mas sim, na escova ou pano;
- com exceção de sapatos de borracha, nunca mergulhe seus calçados na água;
- a secagem deve ser sempre na sombra e em local arejado;
- pode usar saquinhos de TNT para guardar seus sapatos;
- retire a palmilha e cadarços e lave-os separadamente;
- nunca coloque seus sapatos na máquina de lavar;
- faça movimentos suaves com a escova ou pano;
- não guarde os sapatos em locais fechados;
- não use o mesmo sapato todos os dias.
Temos certeza que você aprendeu como limpar sapato de forma rápida depois de ler esse artigo. Lembre-se sempre de usar os produtos indicados para limpeza, e desconfie de “líquidos alternativos” ou receitas caseiras para limpeza. Essas são fórmulas que podem estragar seus calçados ou prejudicar a saúde dos seus pés. E não esqueça: a conservação também depende da forma que você guarda e organiza os seus sapatos.
Gostou de descobrir como deve ser feita a limpeza de cada material? Então compartilhe esse artigo com os seus amigos e espalhe essas dicas!