Já pensou em dar um toque renovado ao seu espaço? Se a textura veio à mente como uma das opções, saiba que sua aposta tem tudo para dar certo! Mas, antes de colocar a massa na massa, você deve saber como fazer grafiato.
Esse tipo de decoração de parede tem o seu charme especial. Ele destaca o ambiente, onde quer que esteja, e muda o lugar radicalmente — para melhor. Garagens, salas, salões de festa e varandas são exemplos de espaços em que essa aplicação fica incrível.
Quer saber mais sobre essa textura de parede? Confira como essa decoração funciona e aprenda em poucos passos como fazer textura grafiato na sua casa!
O que é a textura grafiato?
Basicamente, grafiato é uma textura, mas nem toda textura é grafiato. Explicamos: a textura é uma técnica que abrange vários tipos de aplicações artísticas com massa ou tinta, que podem ser figuras em espiral, alto-relevo e assim por diante. Já o grafiato é apenas aquela que deixa ranhuras, que podem ser verticais ou horizontais, como você preferir.
Quais são as vantagens do grafiato?
Além de trazer personalidade para a sua decoração, o grafiato traz alguns benefícios como uma maior resistência e durabilidade das paredes. Por adicionar uma espécie de camada extra, que somente a tinta não proporcionaria, a técnica ajuda a proteger contra umidade e o calor.
Em quais ambientes é recomendada a aplicação?
Procure algumas inspirações antes de escolher em qual ambiente aplicar grafiato. Não existem restrições, porém, para aproveitar o potencial máximo do efeito, escolha cores que contrastem com o restante do ambiente. Se todas as paredes têm um tom escuro, por exemplo, vale a pena fazer o grafiato em uma cor clara.
É importante ressaltar, porém, que não é bom exagerar na dose do grafiato pelo espaço, já que ele tem um peso estético maior. O ideal é fazê-lo apenas em uma parede ou, no máximo, em duas. Sabe aquela parede que você gostaria de destacar na sala? Ou então um corredor que precisa de um toque especial?
E então, como fazer grafiato?
Agora que você já entendeu o conceito, vamos para a prática! Confira a seguir tudo o que você precisa para fazer a aplicação de grafiato e começar a transformação do seu ambiente!
Materiais
- desempenadeira de plástico;
- lixa grossa para parede;
- ferramenta risca fácil;
- massa para grafiato;
- plástico ou papelão;
- espátula de aço;
- primer acrílico;
- balde grande;
- fita crepe;
- mexedor;
- trincha.
Como aplicar grafiato
Para começar a fazer a sua parede de grafiato, proteja o ambiente com plástico ou papelão, usando a fita crepe para segurá-los.
- passe a espátula na parede, para eliminar trincos ou partes com tinta descascada. Depois, lixe o local e passe um pano para remover o pó;
- se a parede tiver algum buraco profundo, será preciso nivelá-lo com massa corrida. Aplique-a e, depois de seca, lixe a área para corrigir a superfície;
- com tudo plano, despeje o primer no balde e acrescente um pouco de água. Misture-os com o mexedor para diluir o material e, com a trincha, aplique o primer na parede;
- passe uma demão leve em toda a parede, e espere que ela seque por 8 horas. Faça essa aplicação com janelas e portas abertas, para ajudar a secagem. Se possível, também, o ideal é realizar o serviço em um dia ensolarado. Isso porque a umidade pode interferir no resultado final;
- depois de tudo seco, limpe o primer do balde e coloque a massa para grafiato. Complete com água e dilua tudo muito bem — para isso, siga as proporções indicadas na embalagem;
- pegue a massa com a espátula e coloque-a na desempenadeira, segurando-a virada para cima. Com uma boa quantia de massa, passe-a na parede, de baixo para cima. Preencha toda a parede com a massa, sempre mantendo a uniformidade;
- use o risca fácil para criar os seus riscos, sempre de cima para baixo, para que a massa excedente caia no chão. Use a espátula para retirar os excessos de massa da ferramenta;
- depois que você riscar toda a parede, ela ficará com o aspecto rugoso. Então, use a parte lisa da desempandeira para limpá-la, cuidadosamente. Essa etapa é muito importante, pois quando a massa secar totalmente ficará bem difícil ajustá-la. A partir daí, a parede deve levar até 48 horas para sua secagem completa. Portanto, evite qualquer contato nela antes disso.
Dica amiga:
Use a internet para fazer orçamentos! Se você não possui os materiais necessários para fazer grafiato, pesquise os valores de todos os itens que serão necessários. Coloque na balança os preços e também o tempo que você irá levar para cobrir a área que você pretende renovar. Além disso, será que você vai usar esses equipamentos novamente? Talvez, no seu caso, valha mais a pena contratar ajuda de um profissional qualificado, não?
Também vale ressaltar que o grafiato tem preços variados no mercado, a depender das dimensões do local, da qualidade dos materiais usados e da mão de obra. Peça um orçamento de forma rápida e gratuita, e avalie opções e as referências dos profissionais.
E aí, gostou das nossas dicas de como fazer grafiato? Assine a nossa newsletter para mais ideias de pequenas reformas em casa!
Leia também:
Confira o passo a passo de como passar massa corrida na parede
Passo a passo: como fazer parede de cimento queimado
Pinturas de parede diferentes: 9 técnicas para renovar sua casa