O mercado de pintura está cada vez mais competitivo. Mas como se destacar nesse meio e cobrar de forma justa pelos serviços de pintor? Vem com a gente que temos as respostas que você procura!
Quais são os serviços oferecidos por um pintor de obras?
Um pintor de obras oferece diversas opções de serviços relacionados à pintura de ambientes externos e internos, podendo incluir:
– Pintura de interiores, como paredes, tetos, portas, janelas e demais elementos interiores de uma estrutura;
– Pintura de exteriores, como portões, paredes, janelas, grades e outros elementos exteriores de um edifício ou casa;
– Pintura de móveis, armários e outras peças de mobiliário;
– Texturização de paredes;
– Consultoria em cores;
– Remoção de papel de parede;
– Restauração de superfícies;
– Limpeza pós-pintura;
– Impermeabilização.
Quanto cobrar por metro quadrado de pintura?
Para definir quanto será cobrado no m2 da pintura, é válido considerar fatores como:
– Tipo de superfície a ser trabalhada;
– A necessidade da preparação da superfície para que a tinta seja aplicada, o que pode incluir remoção de papel de parede ou reparo de danos;
– O número de demãos necessário para que a cobertura desejada seja atingida;
– O acesso ao local de trabalho;
– A qualidade das tintas utilizadas;
– A concorrência no mercado local;
– A complexidade do trabalho;
– Os custos fixos e as despesas gerais.
Ter em mente que todos esses itens influenciarão diretamente no valor do trabalho é o primeiro passo para definir quanto cobrar pelo metro quadrado da pintura.
O que levar em consideração para cobrar um serviço de pintura?
Metragem do cômodo
Para calcular um serviço de pintura, a metragem do cômodo é um dos fatores mais importantes, isso envolve a medição da área total das paredes e tetos que serão pintados. Geralmente, o preço é cobrado por metro quadrado, logo, quanto maior for a área, maior será o custo do trabalho a ser desenvolvido.
Mão de obra
A mão de obra diz respeito ao trabalho físico feito pelo pintor. Esse custo pode variar com base no tempo estimado para a conclusão, na complexidade do trabalho e na experiência do profissional. Assim, projetos que demandam uma preparação maior da superfície, ou detalhes decorativos, podem exigir mais tempo e, consequentemente, resultar em custos mais altos.
Tipo de pintura
O tipo de pintura escolhido tem influência direta no custo final do serviço. Pinturas especiais, acabamentos decorativos, texturização ou técnicas especiais podem aumentar o preço. Além disso, utilizar tintas de alta qualidade ou tintas específicas para algumas superfícies também pode impactar no custo final.
Tintas e acessórios
A escolha das tintas e ferramentas, como pincéis, fitas e rolos de pintura, é um fator de grande importância para a determinação do valor final do serviço. Tintas de qualidade superior geralmente apresentam um preço acima do comum, mas podem causar melhor durabilidade e aparência. Além disso, alguns projetos podem precisar de acessórios específicos, como escadas especiais, o que também deve ser considerado no custo.
Como fazer orçamento de pintura por metro quadrado?
Cálculo
Meça a área total que será pintada em metros quadrados
Considere paredes e tetos
Estime o tempo necessário para a conclusão do trabalho, levando em conta a complexidade e os detalhes
Multiplique a área pela taxa de mão de obra por metro quadrado
Calculadora online
Utilize calculadoras online especializadas em orçamentos de pintura por metro quadrado. Esse tipo de ferramenta pode facilitar o processo ao automatizar os cálculos, o que permite inserir valores específicos para obter um orçamento ideal e preciso.
Tabelas de preço de pintura
Crie tabelas de preços de acordo com as tabelas de sua região e setor. Adapte as médias à complexidade do seu projeto e estabeleça um preço competitivo. Para montar a sua lista de precificação, você pode analisar os preços médios dos serviços de pintura, como, por exemplo, os do Triider, plataforma que faz a conexão entre profissionais e clientes finais.
5 dicas para fazer uma pintura de qualidade e conseguir clientes
1. Prepare bem a superfície
Antes de aplicar a tinta, faça uma preparação meticulosa da superfície, o que inclui o lixamento adequado, a remoção de sujeira, o reparo de imperfeições e a aplicação do primer. Quando a superfície está bem preparada, a pintura dura mais e apresenta maior qualidade.
2. Use materiais de qualidade
Escolher produtos de alta qualidade contribui para um acabamento mais profissional e melhora a durabilidade da pintura. Se o cliente preferir fazer a compra dos materiais, converse sobre as opções de tintas e justifique os benefícios de escolhas mais qualificadas.
3. Invista em seu aprimoramento
Aprimore-se em suas habilidades e invista no conhecimento de técnicas específicas de pintura, como pintura decorativa, efeitos especiais ou texturização. Isso gera um diferencial em seu trabalho e atrai mais clientes.
4. Ofereça o melhor atendimento ao cliente
Clientes satisfeitos sempre retornam e ainda recomendam seus serviços para mais pessoas. Por isso, tenha um atendimento exemplar, seja respeitoso e responsivo, trabalhe com transparência e sempre demonstre profissionalismo.
5. Cadastre-se no Triider e mostre seu trabalho
Crie um portfólio de seus serviços, divulgue-o no Triider, conquiste mais clientes e faça o seu negócio crescer ainda mais.
Leia também: