Já parou para pensar como uma cozinha com revestimento pode mudar toda a cara do seu projeto? Então vem ver essas ideias que vão te inspirar a tirar os projetos do papel!
A partir das mudanças que a pandemia nos impôs, passamos a enxergar o nosso lar com outros olhos. Agora que passamos a maior parte do tempo dentro de nossas casas, buscamos aconchego em cada detalhe da decoração.
De um sofá confortável na sala até uma cozinha com muitos aparelhos para explorarmos nossos dotes gastronômicos, buscamos personalizar os ambientes de casa cada vez mais.
Dentro das mudanças de comportamento e tendência, a ideia é decorar os ambientes das residências, como cozinha, com materiais mais resistentes, de baixa manutenção e, preferencialmente, sustentáveis e ecológicos.
E a cozinha com revestimento é uma das tendências queridinhas do momento. Para inspirar o seu próximo projeto de renovação, separamos abaixo algumas ideias para os mais variados gostos.
Dicas para escolher o melhor revestimento para cozinha
Em um passado não muito distante, era comum prever para reforma da cozinha, a troca total e a cobertura completa de revestimento de piso e paredes. Mas, por diferentes razões, as pessoas passaram a adotar a ideia de cobrir de revestimentos, como os azulejos, apenas algumas áreas da cozinha, em especial a zona de backsplash, atrás da pia.
O branco e os tons neutros são tendências sempre certeiras, pois são mais fáceis de combinar com qualquer estilo de cozinha e não sobrecarregam o ambiente. E, assim, são um bom pano de fundo para objetos de decoração mais coloridos, criando uma decoração mais divertida.
Algumas das opções de materiais de revestimento para backsplash: pastilhas, ladrilhos, azulejos, pedra e inox. Já para cobrir a zona entre balcão de pia e armários aéreos, aposte sem medo em chapas de madeira, cimento e tijolinho aparente.
Para evitar manchas de respingos de água e gordura, uma ideia é fazer uma roda banca sobre a bancada de pia o mais alto possível, afastando o material da parede da zona molhada.
Já a massa de cimento ou os tijolinhos podem receber uma camada de verniz impermeabilizante, impedindo também que o material se desgaste e pedacinhos dele caiam após um tempo de aplicação.
Cozinha com revestimento: projetos para inspirar!
Você é fã dos efeitos geométricos? Então uma boa alternativa é optar por ladrilhos hidráulicos, que antes dominavam apenas decorações mais vintage, mas hoje ajudam a compor ambientes super modernos. Essa é uma boa alternativa para quem prefere móveis mais básicos, em branco e preto, por exemplo, mas quer imprimir personalidade em sua cozinha.
Um clássico que voltou para ficar, tanto nas cozinhas como nos banheiros, o tijolinho agrada todos os gostos. Para os mais básicos, não tem erro ao apostar nos tijolinhos brancos para cozinha. Já para as cozinhas com pegada retrô, dá para explorar mais os tijolos coloridos, como em verde, rosa e azul.
O revestimento 3D é perfeito para quem busca um projeto exclusivo. Mas, se você é uma pessoa indecisa, prepare-se: é possível que você passe horas e mais horas na internet escolhendo o seu modelo dos sonhos. Há uma infinidade de revestimentos 3D para parede de cozinha!
O bacana dos revestimentos para parede é que eles não precisam ser aplicados em toda a extensão. Se você busca um projeto mais econômico, é possível aplicar os azulejos, ladrilhos ou outro revestimento somente na parede da bacada da pia e do fogão. E lembre-se de buscar sempre os revestimentos mais fáceis de limpar e conservar.
No projeto acima, o revestimento de madeira foi combinado com outros acabamentos em branco. As placas de madeira foram aplicadas em uma parede e no balcão, deixando o ambiente com um clima moderno e clean.
Os ladrilhos são uma ótima forma de dar um toque diferente sem grandes reformas. Sejam os modelos mais coloridos ou mais sóbrios, os ladrilhos costumam ser um dos revestimentos de cozinha mais baratos.
Você é fã de estampas? Então vale apostar em acabamentos como papel de parede para cozinha ou revestimentos como os azulejos portugueses, que são um clássico atemporal.
Para uma cozinha mais irreverente, uma boa pedida são os elementos mais rústicos, como as pedras irregulares, piso de madeira e tijolos à vista.
E os revestimentos para o piso da cozinha?
Já existe, hoje, no mercado de pisos e revestimentos, alguns materiais pensados para facilitar a rotina e a limpeza da cozinha.
As peças em cerâmica ou cimento com pouca dilatação, por exemplo, podem ser minimamente espaçadas ou receber junta seca. Outra ideia é cobrir o chão da cozinha com uma massa, formando um tipo de piso monolítico.
O cimento, queimado e envernizado, também é uma opção bacana para a cozinha. Por fim, a resina epóxi pigmentada, ou transparente sobre adesivo, é uma boa ideia para formar um piso fantasia sem juntas e sem necessidade de quebra-quebra.
E aí, o que acha dessas opções de cozinha com revestimento? Uma dessas opções de revestimento vai deixar sua cozinha linda! Escolha a que mais combina e comece esse projeto, vai valer muito a pena!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.