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Qual é o impacto da tecnologia no mercado imobiliário? Entenda

No artigo de hoje, vamos abordar um tema muito bacana: a tecnologia no mercado imobiliário.  O que será que mudou nos últimos anos? Descubra!

Que o mundo mudou bastante nos últimos anos, todo mundo sabe. Agora, você já parou para analisar como essas mudanças atingiram o mercado imobiliário? Talvez você ainda não tenha percebido, mas a tecnologia no mercado imobiliário modernizou muitos processos desse setor.

Essa transformação digital atingiu toda a cadeia de produção, desde a forma como os imóveis são feitos e a maneira como são divulgados até o modo de comprá-los.

Para que você entenda tudo isso, ficando por dentro das últimas tendências, recomendamos a leitura deste artigo!

O mercado imobiliário aderiu à realidade virtual

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As maquetes não são a única maneira que o consumidor tem para conhecer o seu futuro imóvel. A tecnologia de realidade virtual já está sendo usada por muitas imobiliárias, em aplicativos de imóveis bastante promissores.

Com essa tecnologia, as pessoas conseguem ver todos os detalhes de um imóvel, sem precisar entrar nele. Basta usar um óculos 3D, projetado exclusivamente para essa experiência.

O visitante terá a mesma visão daqueles que estão visitando a casa ou apartamento pessoalmente. Isso é vantajoso devido à economia de tempo. Uma pessoa pode conhecer muitos imóveis da cidade em que pretende morar, sem precisar viajar.

As imagens estão cada vez mais realistas

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Você já deve ter desconfiado da foto de um imóvel em um anúncio, não é? Será que a casa é tão bonita mesmo? Com a tecnologia 360º já é possível ver o local por diferentes perspectivas.

Para isso, basta um celular ou tablet. Enquanto a pessoa caminha, ou movimenta o seu dispositivo, é possível ver toda a propriedade: pisos, teto, paredes etc. Dessa maneira, fica bem mais fácil confiar nas imagens divulgadas nos anúncios on-line, não é verdade?

Sem falar das ligações por vídeo. Hoje, existem algumas empresas do ramo imobiliário que fazem “visitas virtuais”. Isso mesmo – você pode conhecer o imóvel através de uma ligação por vídeo. 

Os contatos cada vez mais rápidos

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A procura por um serviço começa de forma online, normalmente com o consumidor pesquisando alguma informação, como o preço. Contudo, no começo da internet, o máximo que uma pessoa conseguia era as informações de contato da empresa, como o seu telefone e endereço.

Recentemente, grande parte dos empreendimentos, incluindo os do segmento imobiliário, passou a atender o seu visitante já no primeiro contato com a marca. Isso é possível graças ao uso de chats anexados aos sites.

Ainda que a empresa não tenha um atendente para realizar essa tarefa, é possível programar um robô para realizá-la. Dessa forma, as dúvidas iniciais são respondidas e os contatos posteriores são mais diretos, fazendo com que tanto o tempo do comprador quanto o da imobiliária sejam respeitados.

As imobiliárias aprenderam o valor dos dados

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Números de visitas ao site da imobiliária, interação com as redes sociais da empresa, desempenho dos corretores etc. Essas e outras informações estão sendo analisadas pelas empresas do setor, por meio de software para imobiliárias.

As empresas perceberam que seus processos geram um volume gigantesco de informações. E esses dados podem ser usados na geração de relatórios que ajudam a melhorar o desempenho dos negócios.

O desafio era conseguir armazenar e gerenciar esse volume de registros. Essa barreira tecnológica foi superada quando empresas do segmento de T.I. passaram a desenvolver sistemas direcionados ao mercado de imóveis. Atualmente, existem inúmeras empresas oferecendo esse suporte tecnológico.

Informações básicas a um QR Code de distância

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Você já passou por uma casa à venda e ficou curioso sobre os detalhes da propriedade? A tecnologia QR Code pode, por exemplo, oferecer muitas informações a uma pessoa, como o valor da propriedade, imagens do imóvel, vídeos com um tour digital, um folder com detalhes sobre os cômodos etc.

Tudo isso para que as pessoas consigam ter acesso às informações de maneira imediata, facilitando a compra da casa dos seus sonhos.

O prestador de serviços certo na palma da mão

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Entre os aplicativos de imóveis, destacam-se aqueles que ajudam o morador a conservar à sua casa. Nem todo mundo tem tempo para poder fazer tarefas, como pintar as paredes. Além disso, alguns trabalhos exigem conhecimento técnico, como as manutenções hidráulicas e elétricas.

O problema era encontrar profissionais capacitados e eficientes. A tecnologia no mercado imobiliário solucionou esse desafio. Já existem sistemas que fazem essa ponte entre o prestador de serviço e o cliente.

O Triider é uma plataforma que pode ser acessada através de um site ou aplicativo para smartphone (Android e IOS). Nele, o morador descreverá a sua necessidade e terá acesso a um catálogo de profissionais. O pagamento pelo serviço é feito online, podendo ser parcelado.

O mais bacana disso é a segurança, pois se algo der errado, a empresa oferece uma garantia. Assim fica mais fácil conservar o seu imóvel, evitando que ele perca valor de mercado. 

E a plataforma pode ser usada para que a imobiliária não despenda tempo e esforço em atividades como busca de orçamentos, busca de referências profissionais, intermediação entre inquilino e prestador, etc. 

Você pode ver milhares de imóveis sem sair de casa

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Há alguns anos, se uma pessoa quisesse comprar ou alugar um imóvel, ela precisaria gastar a sola do sapato. Hoje, basta entrar em sites ou aplicativos para ter acesso a milhares de opções.

Os filtros desses sites, mais um exemplo do bom uso dos dados na tecnologia dos aplicativos de imóveis, faz com que a pessoa reflita sobre a sua compra, escolhendo a opção que a atenderá melhor.

Essa tecnologia no mercado imobiliário ajuda os corretores, afinal de contas, eles não precisam mais lidar com a falta de clareza dos clientes. Os consumidores usam a informação disponível para definirem melhor os seus critérios de compra.

Os sites continuam funcionais

Os sites se atualizaram e continuam sendo fundamentais como tecnologia no mercado imobiliário. Além de oferecerem conteúdos relevantes aos seus visitantes e adotarem as outras formas de comunicação (redes sociais, chats etc.), eles ainda ganharam um design mais bonito e funcional, graças às novas linguagens de programação.

Quando paramos para refletir, percebemos como as coisas mudaram muito em poucos anos, não é verdade? A tecnologia no mercado imobiliário é mesmo fascinante.

Se você está pensando em alugar um imóvel, não deixe de usar o sistema para imobiliária de sua preferência para ajudá-lo nessa busca. Você também pode ler um artigo especial que publicamos sobre aluguel – o manual sobre como alugar um apartamento.

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