Quer saber como fazer a decoração de escritório e decoração de home office como um profissional? Então, confira as dicas que preparamos neste post!
Embora seja uma forma de trabalho cada vez mais comum, é natural que as pessoas se percam um pouco quando o assunto é como decorar o home office. Essa ação difere de pensar na decoração para escritório, já que a escolha do ambiente, dos elementos e do decor no home office se tornam ainda mais simbólicas a partir do momento que tudo isso fará parte do seu lar.
Ao mesmo tempo, definir os elementos da decoração de escritório formal também é um desafio, já que o espaço precisa agradar você, ser confortável para quem o frequenta, passar uma boa impressão para os clientes e traduzir a cara da sua marca. Em ambos os casos, você encontrará boas inspirações aqui. Venha conosco!
Como acertar na decoração de escritório?
Assim como decorar home office pequeno exige dedicação, criatividade e elementos multifunções, pensar no ambiente de escritório também traz os seus encantos e desafios. Inspire-se nessas ideias e nas do tópico seguinte. Com certeza o resultado final do seu escritório poderá estampar capas de revista. Confira!
1. Defina as prioridades
O seu escritório terá quais funções principalmente? Receber clientes, reunião com parceiros, trabalho em equipe? Qual será o uso principal? Independente do tamanho da sala, é importante definir prioridades. Dessa maneira, liste o que necessariamente não pode faltar. Se você idealiza um ambiente para brainstorms, por exemplo, quadros brancos ou paredes de vidro são fundamentais.
Não se esqueça de pensar o espaço de acordo com o uso de aparatos tecnológicos. Para quem faz apresentações, a luz precisa ser estratégica. Enquanto isso, se você e seu time atuam usando muitos computadores, por exemplo, tomadas são essenciais. Faça o ambiente servir a sua proposta. E lembre-se: menos é mais.
2. Valorize o espaço
Se a sua pergunta principal é “como decorar escritório pequeno?” eis aqui duas superdicas para você: defina as prioridades e faça um projeto dos móveis e dos outros itens necessários. Esses são os dois passos essenciais para conseguir valorizar todos os espaços disponíveis e sem pesar o cômodo.
Pense que, além de você, outras pessoas circularão no ambiente. Por isso, deixe livre as possíveis passagens dos convidados e clientes. Espaço livre não é algo exclusivo para grandes locais: a dica é aproveitar o pé-direito! Escolha móveis para escritório multifuncionais e fixe-os nas paredes.
3. Trabalhe a hospitalidade
De nada adianta projetar um ambiente lindo, mas que não passa a ideia de boa recepção — por isso, pense nos detalhes. Garanta que seus clientes e convidados sentem-se em cadeiras confortáveis, gostem da vista e que sintam que o seu escritório foi especialmente pensado em fazê-los se sentir bem.
Como decorar home office?
Além de ser um local agradável, é preciso “separá-lo” de certa forma do restante da casa, a fim de construir um ambiente que estimule a criatividade, o foco, a concentração e a produtividade, além de outras características que podem variar de acordo com o seu trabalho. Não erre: confira as seis dicas de decoração para home office (além de aplicar no local as dicas anteriores)!
1. Dispense a agitação
Primeiro assunto importante: a escolha do ambiente. Dê preferência aos locais tranquilos, cuja circulação em casa seja reduzida (mesmo que mediante acordo nos horários combinados). É muito importante não eleger para seu local de trabalho um cômodo ou espaço da casa no qual você não se sente relaxado.
2. Invista no conforto da cadeira
A saúde do trabalho é importante e você precisa sim considerar isso ao pensar em como montar um home office. A ergonomia está aí para isso. Portanto, capriche na cadeira que você usará, escolhendo uma confortável e ergonômica. O mesmo vale para detalhes que fazem toda diferença, como usar um mouse no seu notebook.
3. Aplique a psicologia das cores
Você já se perguntou por qual motivo todas as propagandas de fast food tem cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo? É para estimular a sua vontade de comer! A psicologia das cores influencia as nossas sensações e você deve usar isso a favor da decoração de home office.
A definição de qual é a melhor cor para a sua área de trabalho vem da sua atividade. Você precisa de um visual estimulante? Aposte nas cores quentes. Precisa de calma e racionalidade? Aposte nas cores frias, e assim por diante. Pesquise sobre e defina quais emoções são mais interessantes despertar para a sua atuação!
4. Foque na iluminação
Assim como as cores, a iluminação tem papel fundamental para influenciar os seus humores. Além disso, ela também é um fator importante para que seu trabalho seja saudável. Por isso, não deixe de contemplá-la ao avistar os seus modelos de home office.
Além de optar pela luz branca — que também é econômica —, é interessante dar foco e reforçar pontos estratégicos da decoração, como a bancada ou mesa na qual você geralmente trabalha. Luz natural também é sempre bem-vinda!
5. Escolha bem o tamanho da mesa
Você precisa de um local que — colabore com a ergonomia e — acomode bem os seus pertences, como notebook, impressora, possíveis documentos, papel, caneta etc. Contudo é muito importante equilibrar o tamanho dessa mesa ou escrivaninha.
Considere o quanto o ambiente está ocupado, além de garantir que você realmente precisa de todo o espaço da mesa. Muitas pessoas erram em deixar uma mesa muito maior do que o necessário apenas poluindo a decoração.
Quem trabalha em casa, geralmente, usa muito o computador na mesa. Então, caso a mesa e a cadeira não sejam confortáveis — juntas — para se manter por algum tempo, a tendência é que você vá trabalhar na cama ou em outros ambientes. Evite isso!
6. Dê atenção aos itens decorativos
Trabalhar no projeto decorativo do seu home office significa, além de tudo, que você deve ter a mão “leve” na hora de incluir cada peça no ambiente. É importante pensar que os itens da decoração devem assumir o papel de inspiração e não de distração.
Veja algumas boas sugestões abaixo.
Inclua elementos naturais
Lembre-se de que o ambiente profissional precisa oferecer a você um toque de leveza e naturalidade, e o que mais poderia inspirar isso do que as plantas? Vale incluir vasos grandes com folhagens, caso tenha espaço disponível, ou versões mini das que você mais gosta.
Caso no seu ambiente não haja muita incidência de luz natural, não se preocupe: algumas folhagens se adaptam muito bem nessas condições! O importante é trazer tais elementos naturais para alegrar e deixar mais leve o seu trabalho.
Pendure quadros
Para ajudar na inspiração, escolher as suas figuras preferidas, emoldurá-las e pendurar nas paredes do seu home office pode ser um dos melhores jeitos de decorar o cômodo sem deixá-lo “poluído”. Ainda pensando no equilíbrio visual, defina uma paleta de cores para as figuras de acordo com os tons das paredes e dos móveis.
Assim como no escritório, a sua decoração de home office deve, além de todas as dicas, imprimir a sua personalidade: afinal, é nesse ambiente que você deve se sentir inspirado e representado.
Você está preparando ou reformando o seu ambiente de trabalho? Esperamos que, após ter lido este post, tenha aprendido com perfeição como decorar o home office! Assim que você aplicar tais dicas, com certeza o seu cantinho de produção ficará ainda mais lindo.
E se você precisar de profissionais verificados para realizar algumas dessas atividades, chame o Triider! Você pode contratar marido de aluguel, eletricista, pintor e muito mais!