Quem mora com o pet já se fez essa pergunta pelo menos uma vez na vida, mas agora ficou fácil descobrir como tirar cheiro de xixi de cachorro da casa!
Não há dúvida de que uma casa com pets é um lar muito mais feliz. Mas, mesmo que você eduque o seu cãozinho da melhor maneira possível, é difícil controlar os odores o tempo todo. Ainda mais quando o pet se distrai e acaba fazendo xixi no lugar errado. É nessas horas que nos perguntamos: como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente?
Antes de tudo, é preciso entender que os animais de estimação devem ser orientados desde os primeiros dias de vida. Não é complicado, é só questão de organização: basta definir um local para eles fazerem as necessidades e indicar-lhes o caminho desde filhotes. Assim, naturalmente eles vão incorporando o hábito.
Mas, como acidentes acontecem, sugerimos que você leia este post para saber como proceder nesses casos, deixando a sua casa sempre cheirosa e livre do odor de urina de cachorro. Acompanhe!
Mantenha o chão limpo
Parece óbvio, mas muita gente se esquece do básico na hora de cuidar dos pets. Manter o chão sempre limpo é fundamental para evitar que a casa se transforme em um verdadeiro caos com a presença deles.
Se você cria seu cachorro no quintal ou na varanda, não precisará limpar o chão diariamente. Mas, se o pet ficar dentro de casa, o mais recomendado é fazer uma limpeza diária para retirar os pelos e evitar cheiros desagradáveis. Um aspirador de pó facilita muito essa tarefa!
E nem pense em tentar mascarar os odores. Não adianta passar perfumadores de ambientes se o local em que o cão fez as necessidades estiver sujo. Limpe a sujeira o quanto antes e faça isso em três etapas: primeiro tirando o excesso, depois umidificando o local e, por último, passe um pano ou um mop com produtos para retirar bem o xixi.
Quando falamos em limpeza de uma casa com animais, o ideal é redobrar a atenção com a faxina. Isso evita resquícios do cheiro do pet, caso ele esteja com o banho atrasado, por exemplo. Com a correria do dia a dia, sabemos que isso acaba acontecendo, eventualmente.
Mas, se faltar tempo para você cuidar de tudo sozinho — limpeza da casa, banho no cachorro etc — considere contratar uma diarista de tempos em tempos para ajudar.
Utilize produtos eficientes
Quando falamos em produto para limpar urina de cachorro, a primeira coisa a se considerar é a seguinte: os materiais não podem ter formulação tóxica para os animais. Portanto, fique de olho nas embalagens daqueles que prometem soluções milagrosas, pois geralmente eles são perigosos, formulados com uma química pesada.
Você pode até não se dar conta, mas um bom produto para tirar cheiro de urina de cachorro está bem ao seu alcance: bicarbonato de sódio. Todo mundo tem um pouco em casa, não é mesmo? Mas pouca gente sabe do poder neutralizante dessa substância. Quando combinada com o vinagre branco, então, é tiro e queda!
Esses materiais têm propriedades desinfetantes, e, por serem de uso caseiro, não farão mal à saúde do bicho. Basta fazer uma solução com água e proporções iguais dessas duas substâncias. O detergente neutro também pode ajudar, pois facilita a lavagem do local.
Em estações muito úmidas, você também pode utilizar a mistura de água e álcool – assim, a evaporação é mais rápida e logo o chão estará sequinho, livre de bactérias e limpo novamente. E lembre-se: na hora de fazer a limpeza, retire o pet do ambiente para evitar que ele faça xixi ali de novo ou pisoteie o local.
Tenha panos específicos para isso
Talvez você já saiba, mas não custa reforçar este cuidado. Separe panos de chão que serão utilizados apenas para limpar a sujeira do animal. É melhorar não misturar o pano que você usa para tirar o pó daquele que você limpa as sujeiras do seu cão, não é mesmo? Além disso, troque-os regularmente, já que o cheiro da urina do cachorro tende a ser forte e pode impregnar nos panos.
Uma ótima dica para evitar que isso aconteça é secar o excesso de xixi com papel absorvente, e, só então, começar a limpeza. Isso vai evitar que o pano de chão absorva muito xixi e que o cheiro fique impregnado.
Ter um esfregão em casa também ajuda na hora de limpar xixi de cachorro, pois a água vai retirar a sujeira com muito mais agilidade e rapidez, sem o esforço de precisar torcer o pano a cada enxágue. O mop também é muito utilizado, pois você não precisará botar as suas mãos em contato com a sujeira.
Invista em tapetes sanitários para os cães
Se, mesmo com todos os cuidados de limpeza doméstica, a casa continuar com cheiro de xixi de cachorro, é porque algo está errado. Geralmente, tem a ver com a educação do pet. Afinal, se ele anda fazendo xixi fora do lugar específico é porque está mal treinado.
Mas não precisa se culpar por isso. É normal levar um pouquinho de tempo até adaptarmos a rotina da nossa casa ao pet. Uma forma de acelerar esse processo é investir nos tapetes sanitários caninos, produzidos especialmente para absorver xixi de cachorro.
Você só precisa se atentar quanto ao local onde colocará o tapete, além, é claro, de orientar o bichinho sobre o caminho que ele deverá fazer para chegar até lá. O mais recomendado é posicionar o tapete para xixi de cachorro longe do local onde o pet se alimenta ou dorme. Assim, ele entenderá que cada tarefa tem seu lugar específico na residência.
Experimente posicionar o tapete sanitário — ou até mesmo jornais (para testar) — em um cantinho na varanda, na lavanderia ou no quintal, desde que seja de fácil acesso para o bichinho.
Nos primeiros dias, guie o pet algumas vezes até o local. Se ele fizer xixi fora do lugar, evite dar broncas. Mas, quando ele acertar, comemore bastante com ele para que o bicho entenda que aquele é o lugar ideal.
Contrate uma limpeza profissional de estofados
Os tapetes e estofados deverão receber atenção redobrada, principalmente se o cachorro passa a maior parte do dia dentro de casa. Afinal, todo mundo sabe que os animais de estimação adoram um sofá ou poltrona, não é mesmo? Pode ser que eles não se contenham e acabem fazendo xixi nessas áreas.
Nessas horas, a primeira coisa a fazer é não se desesperar! Comece a limpeza o mais rápido possível, retirando o excesso de xixi com um papel absorvente e apostando em receitinhas caseiras para neutralizar os odores.
O truque do amido de milho, por exemplo, é certeiro: experimente salpicar um pouco do produto nos locais mais afetados, deixando agir por alguns minutos. O pó consegue sugar os odores dos tecidos como em um passe de mágica. Então, é só prosseguir a limpeza normalmente.
No entanto, se o sofá estiver muito afetado, o mais indicado é recorrer a uma limpeza profissional de estofados. Esses especialistas sabem ao certo quais produtos utilizar e como limpar cada tipo de tecido sem danificar o material. Ao passo que, utilizando qualquer produto químico sem recomendação, você poderia manchar ou estragar a peça.
Ou seja, vale a pena o investimento. Assim, além de se livrar completamente do cheiro de xixi pela casa, é possível garantir que o seu sofá ou o seu tapete permaneçam intactos. Você também pode se precaver e, antes de tudo, passar um impermeabilizante no seu sofá. Existem diversas marcas disponíveis e você encontra em supermercardos em geral.
Pronto! Com essa leitura você aprendeu como tirar cheiro de xixi de cachorro com dicas práticas, rápidas e muito eficientes. Aproveitando que você mora com o pet, não deixe de ler este post sobre como instalar redes de proteção e reforce os cuidados com a segurança do seu bichinho!