Só de pensar em limpar a casa, depois de um longo dia de trabalho, bate uma preguiça… É ou não é verdade?
Nada como chegar em casa depois de um dia cansativo e encontrar tudo limpinho e organizado, não é mesmo? Essa sensação não tem preço!
Porém, sabemos que limpar a casa regularmente e manter as coisas sempre em ordem não é uma tarefa fácil, especialmente para quem tem pets.
Não há dúvidas de que os animais de estimação alegram o lar, mas eles podem dificultar a limpeza doméstica.
No entanto, isso não é motivo para desespero. Afinal, basta seguir algumas dicas simples para otimizar a faxina de forma prática e ágil.
Abaixo, listamos 7 delas para você incorporar ao seu cotidiano e aprender como manter a casa limpa. Acompanhe!
1. Como manter a casa limpa por mais tempo
É como diz a sabedoria popular: um ambiente limpo não é aquele que mais limpamos, mas sim o que menos sujamos.
Ou seja, o segredo para ter uma casa sempre limpa é a manutenção constante da faxina. Não importa a data da limpeza; o importante mesmo é não trazer sujeira para dentro de casa.
Quando você se levanta e deixa de arrumar a cama, por exemplo, está contribuindo para a desordem do ambiente. Isso também acontece quando você chega do supermercado e deixa as sacolas espalhadas pela pia ou armário, ou quando passa meses sem limpar o ar-condicionado, e por aí vai.
Por isso, o ideal é incluir os hábitos de organização e limpeza em cada tarefa do dia a dia. Assim, a casa estará sempre com boa aparência, mesmo que o dia da faxina já esteja se aproximando.
Uma ótima dica para manter o lar sempre limpo é utilizar a vassoura e o aspirador não apenas no dia definido para a faxina, mas também naqueles dias em que o cachorro dormiu dentro de casa ou quando os gatos estavam trocando de pelo.
Aprender como limpar pelo de cachorro do piso e como limpar pelo de gato do sofá são habilidades essenciais para quem tem pets.
Utilize um aspirador de pó potente ou uma vassoura específica para pelos de animais, e não se esqueça de passar um pano úmido no chão para garantir que todos os pelos sejam removidos.
2. Considere treinar os animais para não subirem em camas e sofás
Adoramos fazer cafuné em nossos bichinhos enquanto descansamos na cama ou no sofá. Mas saiba que esse hábito atrapalha bastante a rotina de limpeza doméstica, já que os pelos acabam se espalhando com mais facilidade pelos tecidos de carpetes, camas e sofás.
Como vimos, o aspirador de pó é um grande aliado nessas situações. Porém, se você não quer ter que se preocupar com isso todo santo dia, o ideal é treinar os pets para que eles não subam nos locais indesejados. Além disso, em se tratando de gatos, é imprescindível manter a caixinha de areia sempre em dia; e, no caso dos cachorros, ensiná-los desde filhotes qual é o local correto para fazer as necessidades. Dessa forma, você reduz a quantidade de pelos e sujeira espalhados pela casa, facilitando a manutenção da limpeza.
3. Aprenda dicas de limpeza de banheiro
A limpeza do banheiro costuma ser um pesadelo para a maioria das pessoas. Afinal, esse cômodo da casa é úmido e bastante propenso a bactérias, o que dificulta a faxina.
Contudo, existem alguns segredos infalíveis para você aprender como limpar o banheiro sem fazer muito esforço ou gastar litros e mais litros de materiais de limpeza pesada.
O primeiro deles é utilizar uma mistura de água morna e água sanitária nas peças de porcelana, como a pia e o vaso sanitário. Não precisa ser em grande quantidade. A medida indicada na embalagem do produto já é mais do que suficiente. Deixe as peças de molho por alguns minutos, esfregue, enxágue e pronto!
Essa mesma solução é eficaz também para a limpeza da área do box e do interior da bacia sanitária. Nesses casos, utilize também uma escova específica para cada item, garantindo a limpeza completa das áreas.
Se o box for de vidro, você poderá utilizar também algum produto específico para vidros ou, simplesmente, lavá-lo com um pouco de detergente diluído em água. É tiro e queda! Outra dica é manter um rodinho dentro do box e utilizá-lo diariamente após o banho para remover o excesso de água e sabão das paredes e do chão.
4. Aposte em truques de limpeza doméstica
Todo mundo conhece a regra “sujou, lavou!”, certo? Pode parecer óbvio, mas esse é o melhor truque quando falamos em limpar a casa. Até porque nada pode ser mais desesperador do que chegar na cozinha e encontrar aquela pilha de louças engorduradas para lavar, concorda?
Mesmo que o piso esteja limpo, a geladeira descongelada e os armários em ordem, não adianta!
Se houver louça na pia, a impressão que temos é de que a cozinha inteira está suja.
Portanto, não hesite em seguir à risca essa regrinha básica. Lave a louça imediatamente após as refeições e limpe as superfícies da cozinha diariamente para evitar o acúmulo de sujeira e gordura.
E não se esqueça: todo cuidado é pouco na hora de preparar as refeições. Cuide para não derramar nada na mesa, deixar cair farelos no chão ou respingar molho nas paredes. E, caso esses acidentes aconteçam, limpe imediatamente.
O truque da água morna no banho também é outra dica infalível. Não conhece? Vamos explicar: durante o banho, aproveite para jogar um pouco de água morna nas paredes do box para que a sujeira vá diminuindo aos poucos, evitando o acúmulo de sabão ou fios de cabelo. Isso preserva muito o aspecto de limpeza do cômodo até a próxima faxina.
5. Mantenha cada coisa em seu lugar
Essa é a dica mais simples da lista, mas não menos eficaz. Afinal, manter cada coisa no seu devido lugar é uma maneira muito fácil de deixar a casa com aquela impressão de que acabou de ser faxinada, sabe?
Por isso, quando você pegar qualquer objeto em um cômodo da residência — seja um pente no banheiro, uma faca na gaveta ou um livro na estante — certifique-se de devolvê-lo para o lugar correto assim que terminar de usar. Esse hábito poupa tempo na hora da limpeza e ajuda a manter tudo sempre à mão.
Além disso, organizar os objetos de maneira prática, como utilizar caixas e cestos organizadores, facilita ainda mais a tarefa de manter a casa em ordem. Rotule as caixas para saber exatamente onde cada coisa deve ficar e evite acumular itens desnecessários.
6. Tire sempre os sapatos antes de entrar
Tirar os sapatos antes de entrar em casa é um costume comum em países do Oriente e que vem ganhando muitos adeptos também aqui no Brasil. O motivo é simples: ao deixar os sapatos do lado de fora, você evita que a sujeira trazida da rua entre em seu lar e comprometa a limpeza.
Faça o teste: experimente separar um cantinho na entrada da casa para deixar os sapatos assim que chegar. Tenha um chinelo sempre por perto e pronto! No momento da próxima faxina, você notará que o chão ficou muito mais fácil de limpar.
Para reforçar esse hábito, você pode criar uma área de entrada com um tapete para os sapatos e uma prateleira para organizá-los. Isso não só ajuda a manter a casa limpa, mas também contribui para a organização do espaço.
7. Nunca piore a bagunça
Por último, mas não menos importante: nunca torne a bagunça pior. Como dissemos, não é nada saudável aquela velha mania de tirar as coisas do lugar e não guardar de novo ou, simplesmente, deixar a sujeira acumular até a data da próxima faxina.
Acredite: controlando a bagunça e evitando trazer mais sujeira para dentro de casa, você otimiza ao máximo sua rotina de limpeza doméstica, pois não terá que se preocupar com mil coisas fora do lugar ou com o chão repleto de resíduos da rua ou do quintal. Pode apostar!
Considerações finais
Viu só? Limpar a casa pode ser muito mais fácil do que você imagina.
Basta adquirir esses hábitos simples, mas que fazem toda a diferença para manter a casa limpa e com o brilho do seu lar mesmo com a presença dos pets!
Aconteceu algum imprevisto, está sem tempo ou vai receber alguma visita de última hora? Nesses casos, considere contratar uma diarista para te ajudar a limpar a casa, deixar tudo em ordem e agilizar a sua rotina.
E se você tem mais dicas sobre como manter a casa limpa, deixe o seu comentário aqui no post! Vamos compartilhar nossas experiências e tornar a tarefa de limpar a casa cada vez mais prática e eficiente.